quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Papo sério



No início do ano, quando comecei a escrever a minha monografia, fiz contato com a família do Caio Fernando Abreu, para me ajudarem a costurar algumas informações sobre a biografia do escritor, e para, de alguma forma, conhecer ele um pouco mais de perto. Idealizei uma viagem até Porto Alegre, e me vi sentada na sala da casa, no bairro Menino de Deus, tomando um café e conversando com a Claudia Abreu e com o Jorge Cabral (irmã e cunhado). Porém, logo de cara recebi a notícia de que eles haviam se mudado e que a casa estava a venda.
Fiquei chateada pela impossibilidade de conhecer um lugar tão especial e importante para o CaioF, mas, segui escrevendo a monografia em contato com a família, e me contentei em conhece-los, num momento oportuno, lá em São Paulo, onde estão morando.

Acontece que, sempre que tratamos de Caio Fernando Abreu as coisas se desenvolvem de um jeito mágico, e eu, por um mero acaso virtual, fui parar num blog chamado Salve a casa do Caio . Fiz contato com o pessoal do blog, conversei com o cunhado do Caio, e descobri que a casa foi leiloada e está a venda por um tremendo vacilo judicial.

E sinceramente? Independente de qual o motivo, gente, o Caio Fernando Abreu é um importante escritor brasileiro, que merece e precisa ser reconhecido e homenageado na cidade onde nasceu. Caramba! Será possível que nesse nosso país é tão difícil valorizar cultura, literatura, e a memória dos grande artistas e pensadores?

Por isso o pessoal criou o blog e estamos convocando todos os admiradores de Caio Fernando Abreu para botar a boca no trombone e movimentar uma campanha para transformar a Casa do Caio num centro cultural, um memorial, ou em algo que possa guardar a obra do Caio de maneira que a sociedade tenha acesso.

Por hora peço a todos os blogueiros de plantão que publiquem uma notinha, um post, ou uma chamada pra cá. E quem trabalha na imprensa, ou conhece gente da comunicação, vamos tentar emplacar essa pauta, em jornais grandes ou pequenos, em revistas, em sites. Vamos usar as mídias sociais, twitter, facebook.

Quem é da galera do Caio, levanta a bandeira, roda a baiana, e vamos dar a volta por cima. O Caio merece, e a gente também!

"as pessoas de Virgem sempre conseguem o que querem embora no começo pareça tudo muito difícil" (CaioF)